Gengivoplastia
O que é Gengivoplastia?
Já que ter um sorriso harmonioso e belo não depende não só da estética e da saúde dos dentes, mas de uma espécie de combinação proporcional entre lábios, dentes e gengiva, existem intervenções que corrigem essas pequenas desarmonias estéticas. Uma delas é cirurgia que corrige a gengiva.
Conhecida por ser prática, rápida e indolor, a gengivoplastia é um procedimento muito procurado por quem tem o sorriso gengival, que é uma característica de nascença, mas que pode acontecer se a gengiva retrair (crescer) por causa de alguma inflamação (gengivite) ou através do uso de algum medicamento.
Por quer fazer gengivoplastia?
Essa cirurgia plástica que corrige através do procedimento de retirada do excesso de tecido gengival e reconstrução do contorno da gengiva ao redor dos dentes. Essa cirurgia, também chamada de cirurgia periodontal ou cirurgia plástica gengival é recomendada para quem mostra mais a gengiva que os dentes ao sorrir, ou tem as gengivas muito grandes (chamado de sorriso gengival), para os casos de gengivas muito finas, e em casos de retrações, que acontece quando a gengiva se desloca e expõe a raiz.
Esse procedimento é realizado pelo cirurgião dentista ou o periodontista (especialista em gengivas) no consultório dentário mesmo.
Indicações:
A gengivoplastia é indicada para casos onde é necessário fazer a remodelação do tecido gengival com intuito de reestabelecer forma e contorno adequados, visando a estética. Por exemplo: em casos onde o dente de um lado não tem o mesmo contorno do outro; onde os dentes são pequenos, porque há muita gengiva cobrindo; ou ainda em casos de crescimento exagerado da gengiva causada por certos medicamentos (hiperplasia medicamentosa)
Cuidados pós-cirúrgicos
As recomendações pós-operatórias para esta cirurgia se referem basicamente à restrições alimentares e atividades físicas no período de 7 dias, além de uma higienização rigorosa da área e uso de gel de clorexidina.
Recuperação
Em geral a recuperação é bastante tranquila quando comparada, por exemplo, à uma extração de dente. Seguindo as devidas recomendações, e tomando as medicações prescritas pelo profissional, como analgésico e anti-inflamatório, o paciente costuma ficar muito bem no pós-operatório. Mas cada caso é um caso e deve ser avaliado de forma isolada.
Vantagens:
- É uma intervenção rápida, praticamente indolor!
- Deixa o sorriso mais que perfeito!
- Confere harmonia e beleza ao ato de sorrir!
- Recuperação eficiente com pouco uso de medicamentos
